Image Map

terça-feira, junho 24, 2014


Dica de maquiagem: Como escolher a base certa?

A base perfeita é como o príncipe encantado, a gente sabe que não existe, mas você ainda pode encontrar o “seu”!  Digo isso, porque são muitos os aspectos a serem considerados quando compramos uma base, portanto é preciso saber bem o que você procura no produto pra que ele seja perfeito pra você. Existem bases de todos os tipos (com componente anti-idade, proteção solar, hidratante, lifting, controle de oleosidade etc) e texturas (liquida, cremosa, mousse, bastão, pó), enfim, pra todo gosto. O que você precisa ter em mente é que ela nunca vai ser boa em tudo, então a dica é elencar as prioridades na sua busca.


Alguns aspectos a serem considerados são:

1- A finalidade da base: O tipo de ocasião pra uso da base vai ditar a cobertura e o acabamento que você deve escolher. Se você procura uma base para o dia a dia deve buscar uma cobertura baixa ou média, agora se você quer algo para noite ou para ocasiões especiais, vale investir numa cobertura alta.

2- Tipo de pele:  Na minha opinião esse é o aspecto de maior importância na escolha de qualquer produto para pele. Felizmente hoje já existem no mercado produtos direcionados pra cada tipo de pele. Se sua pele é considera mista ou oleosa, opte por produtos oil free. Se sua pele é seca, procure comprar produtos com componente hidratante. Agora, se sua pele é normal, qualquer tipo de composição lhe serve, vai do seu gosto.

3- Cobertura: Outro aspecto crucial na base. A principal função da base é uniformizar a pele. Há divergência sobre se a base deve ter a cor do rosto ou da parte mais bronzeada do corpo. A tendência é o rosto seja um ou dois tons abaixo do pescoço e ombros, isso porque a maioria das mulheres usa protetor solar de fator mais alto e com mais frequência no rosto. Daí se você for usar uma roupa decotada, essa diferença pode ficar muito evidente. Por outro lado você pode não se sentir à-vontade com uma base mais escura que o tom real do seu rosto. Eu considero essa escolha bem pessoal.
Aqui também deve-se considerar se você tem acne, cicatrizes, sinais e/ou outras características, como rosáceas, e o quanto gostaria de escondê-las com a base. Isso vai dizer se você quer uma base de baixa, média ou alta cobertura. O tipo de pincel ou modo de aplicação também podem influenciar na cobertura, mas isso fica pra outro post!


4- Acabamento: As bases podem ser de acabamento matte, semi-matte, acetinado ou sheer.
O acabamento matte é aquele totalmente opaco, ou seja, sem nenhum brilho, fica melhor pra quem tem pele oleosa ou mista, pois na pele seca pode dar um efeito craquelado.
O semi-matte é um opaco mais leve e natural.
O acetinado é ideal pra quem tem pele seca pois proporciona um glow, um brilho saudável na pele.
O sheer é o acabamento mais fino e discreto, ideal pra quem precisa de pouca cobertura, só aquela uniformizada na pele mesmo.

5- Durabilidade: Alguns produtos e truques podem aumentar a durabilidade da sua base, mas é importante saber a média de duração dela pra não se decepcionar. A dica é nunca comprar a base no mesmo dia em que experimenta. Vá até a loja sem maquiagem, faça a aplicação teste e observe como ela vai se comportar na sua pele nas próximas horas.

6- Transferência: É muito chato quando você deixa um pouquinho da sua maquiagem em cada pessoa que cumprimenta. Existem alguns truques pra amenizar a transferência, mas o ideal é que sua base tenha baixa transferência.

A base é um dos principais itens da maquiagem e faz toda diferença na vida da mulher, portanto não tenha vergonha de testar e não levar! Tenha sempre em mente os aspectos mais importantes pra você. Não confie na iluminação da loja, procure testá-la em mais de um ambiente e, se preciso, tire fotos. Assim como no amor, todo esforço e investimento serão compensados quando você encontrar a base ideal.

Postado por Ana Karla 

0 comentários: